Tecnologia e medicina sempre andaram de mãos dadas, proporcionando inovação dentro e fora dos centros cirúrgicos. Os avanços englobam desde novos equipamentos e técnicas até formas de melhorar a relação médico-paciente. Nesse sentido, o destaque da vez é o chamado Uber médico — agendamento de consultas domiciliares por um aplicativo.
Como tudo que envolve a saúde digital, logo despontam preocupações em relação à qualidade e à segurança do atendimento prestado. Assim, surgem dúvidas quanto à regulamentação e fiscalização do serviço, bem como à preservação da ética médica.
Assim, neste post abordamos o assunto explicando como funciona o Uber médico, quais são os aplicativos disponíveis no Brasil e o que diz o Conselho Federal de Medicina a respeito. Acompanhe!
Nomeado assim em função da semelhança com a plataforma de transporte, é um serviço que permite o agendamento de atendimento médico familiar por meio de aplicativo. Além de buscar facilitar a marcação de consultas, o conceito do Uber médico visa humanizar a medicina, resgatando antigo médico de família, porém, com mais tecnologia.
Além de consultas médicas, o serviço pode ser utilizado para a vacinação e também coleta de exames. Trata-se de uma boa opção para idosos, mães com crianças muito pequenas e pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo. No entanto, é importante ressaltar que as visitas são indicadas para casos de baixa complexidade, não englobando urgências e emergências médicas.
O aplicativo funciona conectando médico e pacientes. Os primeiros devem se cadastrar, apresentando os devidos documentos, e aguardar a aprovação. No perfil de um médico, ficam disponíveis diversas informações, como foto, formação, especialidade e experiência profissional. Além disso, o profissional deve informar as localidades e horários em que está disponível para realizar atendimento.
Já os pacientes devem fazer um cadastro como usuários e para solicitar uma consulta precisam informar os sintomas, especialidade requerida e endereço em que deseja ser atendido. Após essa etapa, deverá escolher a data e horário, solicitando o agendamento.
As consultas têm um preço pré-determinado, podendo variar entre dias úteis e fins de semana e feriados, médico, especialidade e localidade. Os pagamentos são feitos pela plataforma que costuma aceitar cartões de crédito. Os aplicativos ficam com uma porcentagem do valor pago pelo paciente.
No Brasil há, pelo menos, três aplicativos que oferecem esse tipo de serviço em funcionamento, sendo o primeiro deles o Docway, desde 2015. Além da Docway, as empresas Doctor Engage e Doutor Já disponibilizam serviço semelhante.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, os aplicativos oferecem mais de 50 especialidades médicas, sendo pediatria e clínica geral as mais solicitadas.
Trata-se do primeiro aplicativo de Uber médico do Brasil, conta com mais de 3 mil médicos cadastrados. Criado pelo curitibano Fábio Tiepolo, o aplicativo surgiu da ideia de conectar médicos e pacientes, estimulando a realização de consultas domiciliares. O serviço já está presente em mais de 250 cidades do país.
Disponível para iPhone e Android, o aplicativo oferece um histórico das suas consultas, solicitação de recibos e permite a criação de sub-perfis para familiares. Uma das grandes vantagens que o aplicativo oferece é a flexibilidade e autonomia para a marcação de consultas.
Entretanto, os preços podem não ser muito atrativos. Os valores são definidos pelos próprios médicos e podem variar bastante, porém o ticket médio é de R$ 250 a R$ 300.
Embora o primeiro aplicativo já esteja em atividade no país desde 2015, somente fevereiro de 2018 o CFM regulamentou e declarou ético o serviço de Uber médico. Para tal, o Conselho elaborou uma série de resoluções que dispõem sobre as exigências para o funcionamento dos aplicativos.
Há uma grande preocupação com a preservação da ética na relação médico-paciente e também com a publicidade desse tipo de serviço, gerando uma concorrência desleal em detrimento da qualidade. Assim, listamos aqui algumas regras que devem ser seguidas tanto pelos aplicativos quanto pelos profissionais. Veja:
Para os médicos, as principais vantagens são definir seus horários de atendimento e valores cobrados, além de economizar com infraestrutura e reduzir o índice de absenteísmo — grande desafio nos consultórios.
Já para os pacientes, a praticidade e a agilidade de marcar uma consulta sem burocracia, fila de espera e de ser atendido em casa são os maiores atrativos. Por isso, os serviços vêm ganhando mais e mais usuários ano a ano, porém, os especialistas alertam para algumas questões.
Por exemplo, os aplicativos não são obrigados a mostrar a avaliação dos profissionais em suas fichas, e também não ficam claras as responsabilidades do aplicativo pelo atendimento prestado, já que não há punição prevista. Além disso, os valores praticados podem ser um entrave a popularização do serviço.
De toda forma, é importante estar atento às tendências tecnológicas na área da saúde, sobretudo as que buscam melhorar a experiência do paciente. Afinal, um médico precisa se manter atualizado tanto tecnicamente quanto em relação à gestão de sua carreira.
Nesse sentido, o Uber médico vem sido cada vez mais procurado por médicos recém-formados que não ainda não têm consultório, mas também por profissionais mais experientes que buscam renovar suas formas de exercer a profissão e estreitar a relação com seus pacientes.
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Teleconsulta: quais os benefícios e como oferecer um atendimento de qualidade? Otimização do tempo, comodidade e praticidade: o aumento da oferta e procura pela teleconsulta em instituições médicas, impulsionada especialmente pela pandemia do coronavírus, trouxe esses benefícios para os pacientes, que agora dificilmente vão abrir mão disso, mesmo após a imunização em massa.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), mesmo quando a pandemia passar, a teleconsulta deve continuar popular. A estimativa era de que o mercado global alcançasse, até 2021, 37 bilhões de euros com essa prática. Porém, com o aumento da preocupação com o coronavírus e dos hospitais saturados, o faturamento deve ser ainda mais alto.
Todavia, a teleconsulta exige atenção e cuidados específicos. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!
A prática consiste na realização de consultas médicas à distância com a mediação da tecnologia, como é o caso de videochamadas. Esse tipo de atendimento voltado à prevenção, ao tratamento e ao diagnóstico de pacientes apresenta algumas vantagens. Acompanhe!
Conforme mencionado, a economia de tempo é um dos principais atrativos da teleconsulta, tanto para os médicos quanto para os pacientes. Afinal, é comum a reclamação do tempo de espera pela consulta em instituições médicas, o que exige faltas no trabalho e/ou nos estudos, que podem atrapalhar o rendimento de cada um.
Só no Rio Grande do Sul, a teleconsulta conseguiu reduzir a lista de espera do SUS em 47%, o que reduziu de 170 mil para 90 mil pacientes aguardando um atendimento médico.
Além disso, é comum que médicos trabalhem em mais de uma clínica e até mesmo em cidades diferentes. Por meio da teleconsulta, é possível realizar o atendimento com uma maior economia de tempo, já que não será necessário se deslocar de um local para outro.
Da mesma maneira, a comunicação virtual entre todos os médicos de um mesmo paciente, em casos que exigem especialistas, costuma levar mais tempo do que o desejado, tornando o diagnóstico mais demorado. Assim, a teleconsulta elimina a necessidade de encontros presenciais e encurta o tempo levado de definição do diagnóstico, tratamento etc.
Também não podemos deixar de mencionar que, para ambos os envolvidos no atendimento a distância, é possível garantir uma maior redução econômica, por não haver custos com o deslocamento.
As informações e os dados trocados entre médico e paciente são criptografadas na teleconsulta. Assim, o conteúdo compartilhado durante a consulta fica armazenado, mas de forma com que apenas os envolvidos nesse processo tenham acesso ao que foi compartilhado.
Além disso, os exames fornecidos ficam armazenados em nuvem e só podem ser acessados por quem tiver o login de acesso. Isso preserva a privacidade do paciente e permite uma maior organização com informações importantes, que se entregues presencialmente e em mãos poderiam ter mais chances de perdas ou danos.
Como a teleconsulta não leva em consideração a distância entre os envolvidos, um paciente pode se consultar com um médico de qualquer lugar, sem precisar sair da própria cidade. Isso é ainda mais útil em caso de dificuldade de locomoção dos pacientes, seja por problema de saúde ou para evitar exposição a doenças, como o coronavírus.
Outro ponto é que pacientes que precisam ser consultados com muita frequência, como é o caso de diabéticos, agora podem otimizar o tempo e economizar com o deslocamento, caso sejam consultadas de forma remota.
Como você pôde perceber, a teleconsulta oferece inúmeros benefícios aos pacientes e instituições médicas e tem sido cada vez mais popularizada. Porém, para que essa prática funcione corretamente, é necessário seguir com uma série de cuidados.
É comum que algumas pessoas ainda se sintam desconfortáveis com a teleconsulta devido à frieza que esse atendimento, muitas vezes, proporciona. Por essa razão, mais do que nunca, é indispensável ignorar distrações e manter o foco total no paciente para que ele se sinta bem tratado, ouvido e cuidado.
Isso porque além da frieza que pode existir nessa relação, existem muitos outros fatores que podem atrapalhar a consulta com mais facilidade.
Por exemplo, se o atendimento entre paciente e médico ocorrer na casa de ambos, não será muito produtivo nem passará a ideia de profissionalismo se o médico precisar parar a consulta algumas vezes para falar com os filhos em casa, por exemplo. Então, foque no momento e reserve um tempo específico para aquele momento, assim como nas consultas presenciais.
Além disso, mantenha o olhar direcionado para a tela onde o paciente pode ver e ouvi-lo. Por mais simples que possa parecer, diferentemente do atendimento presencial, o remoto está mais sujeito a distrações, especialmente porque temos o hábito de fazer várias atividades ao mesmo tempo em que utilizamos o computador e o celular.
Quando você oferece um atendimento de qualidade em todo processo, o paciente fica mais satisfeito, retorna quando e se precisar de consultas e indica a sua instituição médica para amigos e famílias.
De acordo com pesquisas realizadas pelo Nielsen, 92% consideram que as recomendações feitas por amigos são mais confiáveis que outras. Porém, saiba que esse atendimento de qualidade não ocorre apenas no momento da consulta, mas também no momento de:
Todas essas etapas precisam ser humanizadas e levar praticidade para o atendimento, já que é justamente isso que pacientes de teleconsultas buscam. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade dos envolvidos no processo, reduzir cancelamentos de consultas e satisfazer os pacientes.
Quando se fala em buscar um atendimento mais humanizado, é preciso entender que isso só será possível quando se escuta o que o paciente precisa e o que tem achado dos esforços da instituição de saúde.
Dessa maneira, ao final de cada consulta, peça a opinião de cada paciente sobre o atendimento oferecido e o que ele gostaria que fosse feito para otimizar o processo. Essas informações serão levadas para a equipe, que irá tentar implantar as mudanças necessárias.
Afinal de contas, a teleconsulta já é uma realidade atualmente. Para que seja oferecida como alternativa aos pacientes que preferem dessa forma, é importante traçar estratégias que levem em consideração as particularidades desse atendimento e o feedback dos pacientes.
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Prontuário Eletrônico do Paciente: 10 benefícios do PEP para o hospital. O avanço da tecnologia trouxe para o mercado, independentemente da área de atuação, diversas ferramentas capazes de automatizar e agilizar os dados, processos, rotinas, além de reduzir custos e demais benefícios que podem fazer toda a diferença. No caso da saúde, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), está inserido nessa modernização e progresso.
Trata-se de um formato de prontuário que veio para gerar assertividade no preenchimento correto das informações relacionadas ao atendimento clínico e à segurança dos profissionais e pacientes.
Quer entender melhor o que é o Prontuário Eletrônico do Paciente e suas principais vantagens? Então, continue a sua leitura!
O Prontuário Eletrônico do Paciente, conhecido como PEP, é um modelo de prontuário em que os profissionais da saúde conseguem inserir informações relevantes sobre o paciente, como anamnese, exames, diagnósticos, medicamentos, tratamentos, entre outros, de um determinado paciente, de maneira padronizada.
Sendo assim, ele consegue armazenar todo o histórico médico de um indivíduo ao longo dos atendimentos realizados, o que auxilia de forma correta e precisa nas decisões que serão tomadas em relação aos procedimentos que serão administrados para solucionar um problema.
A regulamentação do uso do PEP aconteceu no Brasil em 2002, quando o Conselho Federal de Medicina estabeleceu as suas normas gerais por meio da Resolução 1.638. No ano de 2007, o CFM aprovou a utilização de sistemas informatizados para o arquivamento de dados de prontuário por intermédio da Resolução 1.821.
O PEP pode gerar uma série de benefícios para as unidades de saúde (clínicas, consultórios, hospitais e demais), bem como para os profissionais da saúde e pacientes. Veja alguns deles a seguir!
Pelo fato de todos os dados serem arquivados de forma digital, o PEP disponibiliza uma mobilidade interessante, já que com apenas acesso à internet, é possível acessar todas as informações de qualquer lugar e em qualquer horário, permitindo interações dinâmicas e atendimento a pacientes em clínicas diferentes, sem ter que ficar carregando vários documentos.
Outra vantagem é a segurança dos dados, principalmente quando falamos em sua inserção e transmissão. Antes do PEP, as prescrições eram realizadas por letras ilegíveis, de difícil compreensão, além das possibilidades de rasuras. Tudo isso é eliminado com a digitalização.
Pelo fato de grande parte desses prontuários eletrônicos serem acessados por meio de um software médico com armazenamento em nuvem, os dados ficam protegidos em casos de furtos, acidentes, eventos da natureza e demais, sem afetar a integridade dos registros.
Em relação à confidencialidade, o Prontuário Eletrônico do Paciente também produz uma boa resposta, tendo em vista que somente os usuários autorizados conseguem ter acesso aos documentos. Além disso, ocorre um monitoramento e registro de todas alterações feitas, o que combate de forma eficiente quaisquer possibilidades de adulterações ou fraudes.
O PEP viabiliza um fácil acesso por intermédio de mecanismos de pesquisa e filtros que podem levar a dados específicos, como exames, consultas, medicamentos ou tratamentos.
Tudo isso leva à melhoria do atendimento, tendo em vista que os colaboradores conseguem encontrar informações detalhadas a respeito do paciente em um único local, economizando tempo com essa função que vai influenciar diretamente na sua produtividade.
O PEP possibilita desde a minimização de desperdício de medicamentos que seriam prescritos sem necessidades até a diminuição do uso de materiais de escritório, como pastas, impressões, tintas, papéis etc. Ademais, há a redução da área física usada para o armazenamento de documentos, que poderá ser utilizada para outras finalidades, ou pagamento com empresas terceirizadas para guardar os arquivos.
Quando um registro é feito no sistema eletrônico, ao invés dos profissionais da saúde perder muito tempo preenchendo papéis, os dados podem ser inseridos em tempo real, o que economia tempo no trabalho do médico e, também, do administrativo.
É possível também realizar pedidos de imagens, vincular trabalhos para outros setores de maneira instantânea, montar prescrições e enviá-las diretamente para a farmácia, bem como outras práticas que levam a um serviço muito mais prático e eficaz.
O dia a dia das clínicas, consultórios, hospitais e demais estabelecimentos de saúde é muito corrido, o que leva ao risco do acometimento de erros que podem causar sérios danos, desde o atraso do atendimento até o comprometimento da saúde e tratamento dos pacientes. Pelo fato do PEP ser digital, esses riscos são afastados, eliminando problemas provocados por essas falhas, além de facilitar a consulta de dados nos momentos de fundas.
Os estabelecimentos médicos que ainda usam os prontuários tradicionais não podem contar com a centralização e integração que o PEP proporciona, onde todos os dados sigilosos são reunidos em um único local, proporcionando um acesso rápido, seguro e preciso, o que garante um atendimento de qualidade.
Outro benefício é que o PEP pode ser personalizado conforme a área da saúde a que se destina ou às informações mais comuns e relevantes no dia a dica de certo médico ou consultório.
Além disso, a ferramenta pode ser adaptada considerando as necessidades e demandas do local. Dessa forma, as funções básicas podem ser customizadas para atender da melhor forma e garantir um serviço de qualidade.
Devido a todos os benefícios proporcionados pelo PEP, é possível proporcionar um atendimento mais ágil e que permite com que seja possível dar uma maior atenção às necessidades dos pacientes.
Isso acontece por vários motivos, como os já apresentados, além da maioria dos prontuários eletrônicos possibilitarem com que vários modelos sejam salvos, não sendo necessários preencher praticamente os mesmos campos todos os dias.
Tudo isso leva à aproximação entre os profissionais da saúde e pacientes, o que gera um relacionamento pautado em confiança, onde o médico consegue realizar o seu trabalho de forma mais segura, com foco no melhor tratamento às pessoas, o que leva à um nível maior de satisfação e fidelização.
Agora que você entende melhor o que é o Prontuário Eletrônico do Paciente e todos os benefícios que ele pode proporcionar, não há dúvidas da importância do seu uso no hospital e, assim, promover melhorias na gestão e nos serviços realizados.
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Listamos as principais vantagens do telediagnóstico! Os avanços tecnológicos na medicina são constantes, o que melhora os tratamentos de saúde e otimiza o trabalho dos médicos. Entre eles, destaca-se o telediagnóstico, um serviço da telemedicina que permite a avaliação e emissão de laudos de exames a distância.
É um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado por clínicas e hospitais, já que propicia oferecer uma diversidade de exames por imagem, com agilidade na emissão laudos online e sem a necessidade da presença física do especialista na instituição de saúde.
Quer entender como funciona essa tecnologia e as vantagens de adotar esse serviço? Acompanhe nosso post!
O telediagnóstico é realizado com equipamentos médicos digitais e softwares específicos que fazem o envio das imagens em alta resolução de exames como mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroencefalograma, entre outros.
Dessa maneira, o paciente realiza o procedimento e essa imagem é compartilhada online — por meio de uma plataforma de telemedicina — para uma empresa que faz esse serviço e tem especialistas para a análise e realização do laudo.
É uma ferramenta digital que permite a obtenção dos resultados dos exames com total segurança e sem a necessidade de a instituição de saúde ter, em seu corpo clínico, o médico especializado para interpretar os exames e emitir os laudos.
É um recurso que ganha cada vez mais espaço nos serviços médicos. Isso porque há diversas vantagens do telediagnóstico, como listamos abaixo.
Quando contam com o serviço de telediagnóstico, clínicas e hospitais conseguem ter agilidade para receber os laudos, pois as empresas dessa área, além de ter médicos altamente especializados, enviam os resultados com rapidez.
Outro ponto importante é que a instituição de saúde não precisa ter um médico contratado para a interpretação dos exames e emissão dos laudos, o que reduz os custos.
Mesmo em cidades onde há poucos profissionais especializados em radiologia, é possível que a população tenha acesso a esses exames com o uso do telediagnóstico. A tecnologia permite que os pacientes, independentemente da localidade onde moram, possam ter um tratamento de saúde mais completo.
Os softwares utilizados fazem o envio das imagens em alta resolução. Desse modo, o especialista pode analisar o exame com precisão e ainda utilizar recursos como zoom e contraste para avaliar cada detalhe. É, portanto, uma ferramenta digital que proporciona um diagnóstico confiável.
Os laudos dos exames a distância são assinados digitalmente. Além disso, as informações de saúde do paciente ficam armazenadas na nuvem e são criptografadas. Outra questão é que somente profissionais autorizados, com login e senha da plataforma, podem consultar os dados e imagens de exames.
Viu só quais são as vantagens do telediagnóstico? É um serviço que pode fazer parte da sua clínica, o que vai agilizar a realização de vários exames, trazendo satisfação e uma experiência diferenciada aos seus pacientes, fidelizando o público.
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