Quanto cobrar por consulta médica da minha clínica? - Blog Medicalway

Quanto cobrar por consulta médica da minha clínica?

Se você é um médico ou profissional de saúde e está prestes a abrir seu consultório particular, é primordial pensar no lucro para manter o seu negócio no mercado e também, gerar capital para investir na carreira. Para isso, definir o preço pela sua consulta médica é uma tarefa indispensável e desafiadora.

A precificação de uma consulta médica é algo complexo, pois é um atendimento que engloba as condições da saúde física e emocional de uma pessoa. Por isso, é inevitável adotar estratégias que norteiem as necessidades iniciais do público. E o preço é uma necessidade que está inserida neste processo.

Ao estipular o quanto cobrar pela consulta médica, devemos considerar, além da necessidade do seu paciente, alguns fatores primordiais para que o seu consultório não tenha prejuízos. Assim, não faltará capital para investir, aprimorar e melhorar os processos. Os principais fatores que devem ser levados em conta são:

Análise de mercado

Ao precificar qualquer produto ou serviço é necessário realizar uma pesquisa de mercado e competitividade do setor. Para a consulta médica, esse fator também deve ser levado em conta, pois fornecerá dados importantes a respeito da sua área de atuação.

Essa pesquisa de mercado irá definir diversas questões, dentre elas:

  • Qual o preço praticado por médicos da região? 
  • Quanto os profissionais semelhantes a minha especialização cobram por consulta? 
  • Existem profissionais da mesma especialidade em regiões próximas a mim? 
  • Há possibilidade de diminuir o preço sem alterar a qualidade?
  • É possível aumentar o preço garantindo mais benefícios ao paciente?

Essa etapa é fundamental para definir um preço competitivo e adequado em seu consultório. Por isso, as questões acima devem ser estudadas de forma eficiente.

Poder aquisitivo do público

Nesta etapa, é importante analisar quanto o seu paciente quer e pode pagar por sua consulta e especialidade médica. Para isso, você deve fazer uma pesquisa de público para captar as seguintes informações:

  • Renda média dos seus pacientes.
  • Necessidades principais e como o meu atendimento pode ajudá-lo?
  • Quanto o meu público paga por uma consulta?
  • Quanto ele está disposto a pagar?
  • Qual preço chamará mais atenção?
  • Qual o meu custo-benefício?
  • Poder de barganha dos seus pacientes (significa o poder de uma pessoa ao discutir preços e trocar de escolha)

Essa é outra pesquisa que irá auxiliar na definição do valor cobrado para seu público. Sabendo essas informações e aplicando estratégias promocionais, o público com certeza terá mais interesse em conhecer o atendimento e serviço do seu consultório.

Custos com a estrutura 

A estrutura do seu consultório médico irá impactar diretamente no preço estipulado aos seus pacientes, pois é um investimento que considera fatores importantes para o êxito e sucesso do atendimento. Nessa consideração incluem fatores como:

  • A localização do consultório

A região do seu consultório influencia diretamente do preço praticado. Por exemplo, se a região é de difícil acesso aos seus pacientes ou se o bairro for muito nobre. Portanto, é necessário analisar se a localidade está de acordo com o preço determinado para que não gere comentários negativos do público.

  • Comodidade do ambiente

Ter um consultório que atenda o conforto do seu paciente também é importante. Ter uma sala de espera com móveis mais aconchegantes e uma decoração elegante, por exemplo, é um diferencial que muitos pacientes levam em consideração na hora de analisar o preço.

  • Serviços básicos

Como todo e qualquer negócio, existem gastos fixos que devem estar presentes no planejamento financeiro. Conhecer o valor média de gastos com água, luz, telefone, internet e compras de materiais é fundamental para avaliar se o preço e média de consultas por mês são suficientes para quitar os custos da sua clínica.

  • Investimentos em padronização, gestão e tecnologia

Alguns processos de gestão interna facilitam e melhoram o atendimento e tarefa dos funcionários do consultório. Padronizar processos rotineiros e informatizar tarefas manuais melhoram a gestão administrativa. Esses processos são investimentos que devem ser levados em conta para que o colaborador tenha uma melhor produtividade e assim, um melhor atendimento com seus pacientes.

  • Remuneração e capacitação dos colaboradores

A remuneração dos colaboradores é um custo fixo que também deve estar presente no planejamento financeiro. Além disso, a capacitação desses profissionais é fundamental para que o seu consultório tenha uma boa imagem diante seus público e saia na frente dos concorrentes da região.

Gastos com materiais e equipamentos médicos

Para se obter lucro em um atendimento médico, é necessário ter um equilíbrio no negócio em relação aos ganhos e despesas. Por isso, os gastos com materiais utilizados e equipamentos médicos devem estar equilibrados, visando gerar lucro nas contas finais.

Um fato importante para considerar é que, se você está abrindo o seu consultório particular recentemente, é natural que o valor da consulta seja mais baixo em relação aos concorrentes e que o investimento inicial será maior que o lucro. Esse fato irá, aos poucos se modificando, pois à medida que você consegue fidelizar mais clientes e o seu consultório passe a ser mais indicado na região, o lucro irá aumentar devido a demanda do público.

Impostos

Os impostos estão presentes em qualquer clínica ou consultório médico. O pagamento de impostos não é uma tarefa simples, pois engloba o faturamento do local que é estipulado pelas notas fiscais e que estão de acordo com a forma de tributação definida (pessoa física, jurídica, lucro real, entre outros).

Por isso, a apuração e pagamento é sempre ideal que seja realizada e tenha auxílio de profissionais especialistas na área: contadores. Esses profissionais lhe indicarão a melhor forma de tributação e quais impostos estarão presentes no custo do seu consultório médico.

Todos esses fatores são essenciais para que você defina um valor ideal para a sua consulta médica. Por isso, todas as etapas devem ser trabalhadas e planejadas de forma crucial para que no futuro você e o seu consultório tenham resultados positivos, maiores lucros e melhor relacionamento com o seu colaborador e pacientes.

Medicalway é referência na comercialização de equipamentos modernos e tecnológicos aos hospitais e clínicas médicas. Acompanhe a nosso blog e a página do Facebook para saber mais sobre o nosso trabalho!



E-BOOK GRÁTIS

Descubra como aprimorar ainda mais a gestão hospitalar
BAIXAR AGORA

TELEVENDAS
0800 600 3253

 Nossa equipe de consultores está a disposição para solucionar suas dúvidas. Se preferir, acesse o nosso formulário de atendimento. 
ATENDIMENTO MEDICALWAY
Atendimento