O que esperar da inteligência artificial na Medicina?

O que esperar da inteligência artificial na Medicina?

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que busca simular a capacidade de raciocínio humano para resolver problemas através de algoritmos computacionais. A semelhança à racionalidade humana que a IA pretende alcançar no campo da medicina visa ajudar a encontrar respostas mais flexíveis e precisas para melhores diagnósticos.

Diante disso, foi criado o termo IAM (Inteligência Artificial em Medicina) para unir os profissionais da área de saúde e cientistas. Em 1984, em uma discussão sobre o tema, os pesquisadores Clancey e Shortliffe, definiram a IAM:

Inteligência Artificial Médica se preocupa primariamente com a construção de programas de IA que realizam diagnósticos e fazem recomendações terapêuticas.”

A partir disso, a Influência da Inteligência Artificial na Medicina começou a ser estudada por grandes cientistas. Os programas iniciais da IAM se baseiam na essência da nosologia – ciência que trata da classificação de doenças.

Nos EUA, as universidades MIT (Massachusetts Institute of Technology), Tufts e Pittsburgh detêm as pesquisas mais avançadas e maior interesse nessa área. Com os avanços de pesquisadores na área, o grande objetivo passou a ser ampliar a IAM na diagnose. Acredita-se que o apoio computacional no diagnóstico inteligente de doenças contribuirá, e muito, na evolução e tratamento dos pacientes.

Apesar de ainda ser possível observar um receio significativo de clínicos em relação ao potencial desses sistemas, o apoio computacional na diagnose pode ser muito benéfico e auxilia na assistência médica e estudos pessoais.

Benefícios trazidos pela Inteligência Artificial na Medicina

Existem diversos benefícios que a IAM pode trazer. Os principais são:

  1. Lembretes e alertas: o profissional de saúde pode receber, através de um sistema computadorizado, notificações em tempo real sobre o estado do paciente.
  2. Armazenamento de dados: o sistema pode armazenar dados importantes de pacientes e laudos de uma forma segura, facilitando a visualização de clínicos. Para evitar a invasão de hackers, é utilizado a criptografia.
  3. Auxílio no diagnóstico de doenças: é possível relacionar o histórico de dados e diferentes sintomas do paciente para indicar possíveis doenças, presentes ou futuras.
  4. Sequenciamento de genes: o sistema de sequenciamento tem como objetivo auxiliar oncologistas no diagnóstico e tratamento de câncer.
  5. Interpretação de imagens: mais agilidade em interpretar exames ou identificar anormalidades em imagens médicas, como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas.

As vantagens e ideias da IAM estão relacionadas ao avanço da tecnologia para auxiliar diversos hospitais e clínicas médicas no tratamento de pacientes e até mesmo na gestão hospitalar. Por isso, o investimento em pesquisa e estudos é alto e necessita dos profissionais e empreendedores da área da saúde.

A Medicalway é referência na comercialização de equipamentos modernos e tecnológicos aos hospitais e clínicas médicas. Acompanhe a nossa página do Facebook para saber mais sobre o nosso trabalho!



E-BOOK GRÁTIS

Descubra como aprimorar ainda mais a gestão hospitalar
BAIXAR AGORA

TELEVENDAS
0800 600 3253

 Nossa equipe de consultores está a disposição para solucionar suas dúvidas. Se preferir, acesse o nosso formulário de atendimento. 
ATENDIMENTO MEDICALWAY
Atendimento