Dicas de manutenção de equipamento hospitalar

Os equipamentos médicos e hospitalares são essenciais, tanto para o trabalho dos médicos e enfermeiros, quanto, e principalmente, para a saúde dos pacientes. Eles permitem que os profissionais de saúde monitorem com maior precisão o estado do paciente, ajudando-os a definir a melhor forma de tratamento, desde a sala de emergência até a mesa de cirurgia.

Por essa razão, é importante tomar alguns cuidados básicos com os aparelhos e se atentar quanto a sua manutenção. As boas práticas de cuidados para equipamentos hospitalares servem tanto para cumprir as recomendações da Vigilância Sanitária, como para garantir a segurança dos colaboradores e do paciente.

Confira a seguir alguns cuidados que você deve tomar com os equipamentos do seu centro médico ou hospitalar.

Avalie bem antes de adquirir equipamentos hospitalares

Ao adquirir um equipamento hospitalar, a primeira recomendação é que se atente quanto as indicações clínicas requeridas ao serviço de saúde em questão. O equipamento deve estar em condições adequadas para uso, atendendo às regulamentações da Anvisa quanto ao desempenho, instalação e manutenção.

Por isso, antes de adquirir o equipamento é importante que uma equipe técnica e clínica faça as análises necessárias dos equipamentos existentes no mercado, optando pela melhor opção, ou seja, a que oferece maior segurança e qualidade.

Registre as atividades feitas no equipamento

É importante que todas as ações realizadas no equipamento – instalação, manutenção, calibração, etc. – estejam registradas, armazenadas, datadas e assinadas pelo responsável. O registro permite o controle sobre o que foi feito antes ou depois de determinada atividade, servindo para à investigação de possíveis problemas.

Calibre o equipamento

Importante para garantir o funcionamento ideal do equipamento, a calibragem, em algumas situações, é feita no momento da utilização para atender as características clínicas do paciente. Este cuidado garantirá, além de segurança, confiança e otimização do aparelho.

Limpezas, desinfecção e esterilização dos equipamentos

Os cuidados higiênicos são uma das maiores preocupações na área da saúde. E com os equipamentos não deve ser diferente. Além da segurança para médicos e pacientes, a limpeza e esterilização garante a durabilidade do aparelho.

A limpeza do equipamento limita-se apenas a remoção de sujeiras acumuladas. Verifique as informações específicas do fabricante quanto a limpeza, mas o ideal é limpar as superfícies externas com pano úmido, água e sabão neutro.

A desinfecção, por sua vez, deve ser realizada sempre que o aparelho entrar em contato direto com o corpo do paciente. Isso reduz a quantidade de micro-organismos para a próxima utilização.

Para diminuir o risco de contaminação, a esterilização é feita quando há contato do equipamento com sangue ou fluidos biológicos do paciente. Nesta situação, o uso de produtos específicos torna-se necessário.

Faça a manutenção preventiva e corretiva

A manutenção do aparelho dita qual será sua vida útil. A manutenção preventiva serve para prever problemas, solucionando-os antes mesmo de tornarem-se um, prolongando a vida útil da máquina.

Há um roteiro elaborado e que deve ser seguido pelo serviço de engenharia do hospital, relacionando as peças dos equipamentos para avaliação de produtividade, segurança e desempenho.

Já a manutenção corretiva é feita quando o equipamento já apresentou falhas. Para isto, são executadas ações de correção sobre o problema. É importante ter ciência de que os cuidados com os equipamentos hospitalares começam desde o processo da aquisição e continuam até o fim da vida útil do aparelho.

Medicalway é referência na comercialização de equipamentos modernos e tecnológicos aos hospitais e clínicas médicas. Além desses segmentos e produtos mencionados acima, você encontrará os melhores produtos para o seu hospital.

Acompanhe a nossa página do Facebook para saber mais sobre o nosso trabalho! Tem mais dúvidas sobre os cuidados com equipamento hospitalar? Use os comentários e deixe suas perguntas!



E-BOOK GRÁTIS

Descubra como aprimorar ainda mais a gestão hospitalar
BAIXAR AGORA

TELEVENDAS
0800 600 3253

 Nossa equipe de consultores está a disposição para solucionar suas dúvidas. Se preferir, acesse o nosso formulário de atendimento. 
ATENDIMENTO MEDICALWAY
Atendimento