Benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas

Benefícios da automação de processos em hospitais e clínicas

Hoje, o mundo está cada vez mais tecnológico e automatizado. Com isso, novos conhecimentos e invenções surgem a todo tempo para facilitar a vida, as relações de pessoas e do cotidiano das instituições. Nos hospitais e clínicas, a tecnologia também se faz presente, principalmente em equipamentos médicoscomo monitores, ultrassons e analisadores.

Porém, um processo que anda ganhando a empatia dos gestores e espaço na área da saúde é a automação de processos. A automação hospitalar está sendo implantada devido aos diversos benefícios que ela traz às empresas, aos funcionários e, principalmente, aos pacientes.

O que é automação de processos?

A automação de processos é a racionalização e otimização das metodologias e dos principais procedimentos que fomentam uma instituição. Tudo isso por meio da implantação de softwares e sistemas computacionais.

A automação tem como objetivo principal a redução de custos. Para isso, ela auxilia na delegação de tarefas, otimização da mão de obra, otimiza o tempo de atividades e substitui processos manuais pela automatização. Com isso, a instituição estará menos suscetível a erros e reduz consideravelmente os custos.

Como a automação atua em hospitais e clínicas?

Os profissionais da área de saúde em geral são especializados no tratamento e relação de pessoas. No entanto, a automação pode facilitar ainda mais o tempo e o custo que esses profissionais, o hospital ou a clínica terão para acolher a jornada do paciente.

A automação oferece informações e análise de dados simples e complexos de uma forma imediata e facilitada com o uso da tecnologia. Por isso, otimiza o tempo na procura de prontuários, agendamentos e encaminhamentos feitos no papel, por exemplo.

Outro ponto importante que a automação de processos traz aos hospitais e clínicas é a reestruturação da gestão hospitalar na melhoria das atividades dos colaboradores.

Colaboradores e automação

Podemos dizer com toda certeza que uma instituição começa a crescer e ter mais sucesso se os colaboradores estão alinhados aos objetivos da organização. Mas, para isso ocorrer, é necessário trabalhar na gestão hospitalar e no ambiente como um todo para que as tarefas internas sejam mais dinâmicas e durem menos tempo para serem realizadas.

Confira nosso e-book: "Como identificar boas oportunidades e aprimorar a gestão hospitalar?"

 

Nessa linha, os médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da saúde devem estar ainda mais alinhados com os objetivos do hospital ou clínica, pois todo o trabalho está voltado ao cuidado da vida dos pacientes. Por isso, a complexidade das atividades hospitalares deve ser trabalhada com ferramentas que auxiliem na simplificação delas.

Esse alinhamento de objetivos e simplificação das tarefas pode ser ainda mais facilitado quando um hospital ou clínica está aliado a tecnologia e suas ferramentas de automação, como o workflow. Portanto, ao inserir a automação você terá os seguintes benefícios:

1- Praticidade no agendamento de consultas

Ao automatizar processos fica mais fácil a gestão de marcação de consultas, cancelamentos e encaminhamentos, utilizando sms e e-mail, por exemplo. No agendamento online, os profissionais conseguem visualizar as informações rapidamente e em tempo real. Por isso, economizam tempo para confirmar consultas. E isso possibilita a realização de outras tarefas mais importantes e promove a melhora e agilidade no atendimento.

2- Otimiza o tempo dos profissionais

Como falamos acima, os colaboradores podem automatizar suas tarefas manuais. Ou seja, garantem economia de tempo e ganham maior liberdade de realizar tarefas mais relevantes.

3- Segurança

A segurança é um dos principais pontos quando falamos da automação. Ao automatizar, você tem gravado em um HD todas as informações que desejar, como as informações e prontuários dos pacientes. Para garantir que essas informações não sejam perdidas, é feito a criptografia das mensagens. Assim, é vantajoso na proteção dos dados do hospital.

4- Gestão financeira

A automação de processos possibilita a melhoria da gestão financeira de um hospital ou clínica. Pois ela facilita o controle das despesas, faturamento, lucros e prejuízos da instituição através dos programas de contabilidade. Tornando mais claro e prático para os responsáveis da instituição.

5- Controle de Estoque e desperdícios

Controlar o estoque hospitalar é uma tarefa muito importante para que a gestão seja eficiente e evite desperdícios. Com a automação do controle de estoque, o hospital adquire diversos benefícios. Sendo os principais: simplificação da entrada e saída de materiais; os colaboradores verificam mais rapidamente os prazos de validade dos medicamento; facilitação da compra de outros materiais e equipamentos, e analisa a demanda de materiais para evitar o gasto de dinheiro sem necessidade. Além de todos esses benefícios, a automação de processos em hospitais e clínicas aumenta a produtividade dos colaboradores.

Portanto, a automação hospitalar só traz benefícios e resultados imediatos para a gestão dos hospitais e clínicas, aos pacientes e principalmente aos colaboradores.

Medicalway é referência na comercialização de equipamentos modernos e tecnológicos aos hospitais e clínicas médicas. Acompanhe a nosso blog e a página do Facebook para saber mais sobre o nosso trabalho!



E-BOOK GRÁTIS

Descubra como aprimorar ainda mais a gestão hospitalar
BAIXAR AGORA

TELEVENDAS
0800 600 3253

 Nossa equipe de consultores está a disposição para solucionar suas dúvidas. Se preferir, acesse o nosso formulário de atendimento. 
ATENDIMENTO MEDICALWAY
Atendimento